Nastia

Esta linda cadela apareceu repentinamente na rua, no Porto. Os residentes do local decidiram protegê-la, mas a cadela não permitia a aproximação por estar extremamente assustada, pelo que podiam apenas alimentá-la. Foi então que foi pedida a nossa ajuda. Não sabemos ao certo o que terá acontecido, pelo que de imediato começámos a divulgá-la, para o caso de andar perdida, mas até agora ninguém a reclamou.

Ja foi esterilizada e decidimos depois prolongar o período de pós-operatório, para avaliar o seu comportamento e ver se poderia ser encaminhada para adopção.

A Maria, voluntária da Miacis e educadora canina, considerou que era possível ajudá-la a apreciar a companhia das pessoas. Por isso, pouco a pouco, começámos a associar a presença humana a coisas positivas – em particular petiscos, já que a Nastia é muito gulosa. Foi também feito um trabalho específico com vista a diminuir os níveis de stress, colocando-a num ambiente mais tranquilo, com espaços verdes para explorar, e dando-lhe total liberdade de movimentos. Durante uns dias, não procurámos o contacto físico nem contê-la de nenhuma forma. No fundo, deixámos que fosse ela a querer aproximar-se de nós.

A sua evolução foi extremamente positiva: rapidamente se habituou às novas rotinas, e permitiu-nos começar a desenvolver aspectos fundamentais – manuseamento, colocação de arnês, escovagem, cuidados básicos do quotidiano e habituação a movimentos humanos variados -, a par de algum trabalho cognitivo que ajudou a baixar os níveis de stress.

A Nastia tem tido também oportunidade de praticar competências sociais com outros cães, que ADORA, e com quem se diverte muito. Conseguimos fazê-la sorrir a brincar connosco e com os seus companheiros, e a partir daqui tudo será mais rápido. No entanto, um longo caminho ainda terá que ser percorrido com a Nastia. Ainda se assusta com facilidade quando nos movemos bruscamente, e não aprecia sentir-se confinada e sem ter como se movimentar livremente. Mas está a melhorar a olhos vistos!

A Nastia, tem cerca e dois anos, é linda de morrer, é muito dócil e brincalhona e gosta muito de ter companhia, mas também já sabe estar sozinha. Gosta de aprender e é muito motivada para as tarefas, assim saibamos respeitar o seu ritmo. Seria particularmente feliz numa casa onde tivesse companhia canina e um ambiente sereno.

Neste momento ainda se assusta com a movimentção da rua, mas está a evoluir e já sabe andar a trela sem puxar, sentar, deitar, tocar com o nariz nas mãos, passar por baixo das pernas, e estamos a trabalhar no ursinho (sentada, levantar as duas patinhas da frente).  É uma delicia de cadela 🙂

Muito calma, dá-se bem com tudo que é cão, gosta de interagir com pessoas (mesmo desconhecidas) e adora companhia.

A Nastia é espetacular e fará muito feliz quem com ela possa ficar. Se considera que a sua família é a ideal para acolher temporária ou definitivamente a Nastia, por favor contacte a Svetlana através do email winny.lana@gmail.com