A Miacis tem como objectivo a promoção do controlo da reprodução de animais em risco, do seu bem-estar e da sua integração social.
Um casal de cães ou gatos e os seus sucessivos descendentes, estimando-se o nascimento de uma ninhada em cada 6 meses e uma média de 2,8 crias por ninhada, metade das quais fêmeas, pode dar origem a um número impressionante de animais:
Naturalmente, este não é o cenário realista do aumento de uma colónia ou matilha. O aumento da população está sempre condicionado às limitações de espaço e recursos alimentares e é travado por doenças, acidentes, predadores, lutas territoriais ou intervenção humana. No entanto, mostra bem o quão rapidamente se pode instalar um gravíssimo problema que apenas é limitado pela tragédia.
PROBLEMA: A sobrepopulação animal
SOLUÇÃO: A esterilização em massa é a alternativa ética e a única eficaz para proteger os animais e controlar o aumento da população.
O foco da Miacis é a realização de programas CED (Capturar-Esterilizar-Devolver) em colónias e matilhas de animais silvestres (que não apreciam o contacto humano), o apoio a pessoas carenciadas na esterilização dos seus animais de companhia e de animais comunitários por elas protegidos, e a sensibilização da população em geral para a necessidade de esterilização dos seus animais domésticos, sejam eles machos ou fêmeas.