A importância da Esterilização

July 8, 2016

P1012503

Se adoptou ou vai adoptar um animal, deve encarar como obrigatória a sua esterilização na idade adequada. Este procedimento contribui de forma determinante para a saúde, segurança e bem-estar do seu animal, é relevante para a coabitação do mesmo no seio da sua família e contribui para o controlo geral da população de animais.

A esterilização, para além de evitar o nascimento de ninhadas indesejadas, diminui significativamente:

  • os riscos de cancro da mama, de infecções uterinas nas fêmeas e de cancro da próstata nos machos;
  • o cheiro forte da urina nos gatos, sobretudo nos machos;
  • as marcações de território com urina de machos e fêmeas e as lutas territoriais;
  • os incómodos causados pelo cio nas fêmeas e pela ânsia de procurar fêmeas nos machos;
  • o risco de o seu animal fugir de casa, perder-se ou sofrer acidentes na tentativa de acasalar;
  • os distúrbios de comportamento no seu animal se ele não estiver esterilizado e for impedido de acasalar;
  • a possibilidade de o seu animal contrair doenças sexualmente transmissíveis.

 

Preferencialmente, e de forma a maximizar estes benefícios, a esterilização deve ser realizada precocemente e antes do animal atingir a idade adulta.

-Se considera que este procedimento é caro, note que é realizado apenas uma vez na vida do animal e é um excelente investimento que o vai poupar a muitos incómodos e despesas futuras. É uma despesa antecipada e que pode ser planeada.

-Se é das pessoas que acha que a esterilização é uma crueldade para os animais, saiba que é um procedimento seguro, realizado sob anestesia e com um período pós-operatório curto, do qual o seu animal vai recuperar totalmente em poucos dias. Pense que é muito mais cruel impedir um animal de satisfazer os instintos sexuais que sentirá se não estiver esterilizado e que, estando esterilizado, não os sentirá nem terá consciência de que os poderia ter.

-Se acha que não vale a pena esterilizar os machos, pois não engravidam, tenha em atenção os incómodos que vai ter causados pela marcação de território em sua casa e a possibilidade de o seu animal fugir e envolver-se em lutas ou sofrer acidentes. E, porque é dever moral de todos nós, humanos, termos consciência social, se deixa o seu animal macho sair para o exterior, pense também que vai procriar noutros lados, dando origem a crias muito possivelmente sem protecção e em situação de risco, aumentando a população de animais errantes.

-Se acredita que a esterilização é anti-natural e que o ser humano não deve intervir na natureza da reprodução dos animais, tenha a consciência que há muito que o ser humano mudou radicalmente a natureza de forma a servir os seus próprios interesses, tornando a sobrevivência das outras espécies numa luta desigual, e que não hesita em usar os meios que tem para intervir em seu próprio benefício.

-Se pensa que seria bom proporcionar a uma fêmea a possibilidade de ter uma ninhada e que depois conseguiria arranjar adoptantes para as crias, pense nos muitos milhares de animais em situações trágicas e que esperam por uma oportunidade de adopção.

Não espere ficar com uma fêmea prenhe ou com uma ninhada indesejada nas mãos. Saiba prevenir atempadamente.