Todos os dias, os voluntários da Miacis andam na rua a ajudar animais em risco. O centro do nosso trabalho é o método Capturar-Esterilizar-Devolver (CED) mas, naturalmente, fazemos muito mais, sempre que é preciso: socorremos animais atropelados, feridos ou doentes, tentamos a adopção de crias e adultos dóceis, ajudamos gatos a descer de árvores e a sair de tubos, de motores de carros e de outros sítios improváveis, libertamos cães que ficam presos em situações igualmente improváveis, sensibilizamos a população para o bem-estar animal, e muito mais. Haja imaginação. Sem voluntários, nada seria possível. Contudo, sem a colaboração altruísta de outras pessoas, muito do nosso trabalho seria inviável. Depois de em 2015 termos reconhecido o papel fulcral dos veterinários, homenageamos agora os cuidadores de colónias e matilhas.
Todos os dias, as Rosas, Isabéis, Sérgios, Cristinas, Manuelas, Jorges, Svetlanas, Elviras, Josés, Céus, Emílias, Luíses, Claras, Anas, Salvadores, Leonildes, Paulas e tantas e tantos outros anónimos cuidadores alimentam, acompanham e acarinham os animais que vivem e usufruem dos mesmos espaços que nós mas, sabiamente, tentam manter-se invisíveis a olhares estranhos.
Todos os dias, faça chuva ou faça sol, seja princípio ou fim do mês, com mais ou menos sacrifício da sua vida pessoal, continuando ou recomeçando para contornar os escolhos que lhes são colocados no caminho, estas pessoas dedicam uma parte do seu tempo a tornar menos dura a vida de animais de ninguém, e de todos nós.
Graças a vós, muitos animais vão passar, hoje, um dia menos sofrido, mais confortável, mais digno.
Por tudo isto, este dia é deles, mas também é nosso, e vosso. E queremos celebrá-lo convosco, deixando aqui o nosso reconhecimento e o nosso agradecimento, em nome deles.