Portas… e um desejo daquele “irrevogar”

Não, não é desse que vos vamos falar…pelo menos por agora.

Este é um gato e Portas não é o seu nome. Foi a alcunha que lhe deram na colónia quando ele escolheu fixar-se à entrada do espaço da colónia onde apareceu e se fixou no início de 2016.
Inicialmente temeroso e desconfiado, rapidamente começou a confiar nos cuidadoras da colónia e a ambientar-se com os restantes gatos da colónia.

Como todos os porteiros, é certo que o Portas deve ter vivido e presenciado muitas histórias que nos contaria se pudesse. No entanto, nós só lhe podemos contar aquela que conhecemos e para a qual vimos pedir-vos um final feliz.

No último dia de 2016, recebemos um pedido de auxílio para um gato, já esterilizado pela Miacis, que tinha sido atropelado na colónia e que se tinha refugiado num local de difícil acesso e de onde poderia escapar para uma rede infindável de tubagens.

O António, voluntário da Miacis, deslocou-se ao local e verificou que dadas as características do gato e as particularidades da situação era mais prudente não assustar ainda mais o Portas com tentativas de captura. Havia algumas manchas de sangue no chão e ele estava visivelmente cheio de dores, mas notava-se que a voz da cuidadora o acalmava. Assim, o António recomendou à cuidadora o que fazer e deixou o local. Poucos minutos depois disso o Portas aproximou-se sozinho da cuidadora e ela colocou-o na transportadora.

Foi levado a um hospital veterinário onde se constatou que tinha dificuldade respiratória resultante de uma possível contusão pulmonar, diversas lesões na boca e uma fractura do acetábulo direito.

Desde essa altura que tem estado aos cuidados da Alessandra, voluntária da Miacis, e agora está completamente recuperado. Neste período, foi também submetido a uma cirurgia para remoção de dentes e vacinado.

É agora que falamos no “outro”. Sabemos que sabe que irrevogável nem sempre quer dizer que tudo está decidido.
E, por isso, pedimos a sua ajuda para dar um final feliz à história do Portas.

Para que a Alessandra possa acolher outro gato que necessite de cuidados, o Portas tem que encontrar uma família para o resto da sua vida.

Se deseja usufruir da companhia de um gato muito simpático, dócil e companheiro e considear que tem as condições necessárias para adoptar um animal, contacte-nos para adoptar@miacis.org.